O que?

IV Encontro Nacional de Fóruns Permanentes da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa

Trata-se de uma mobilização e articulação de fóruns permanentes pelos direitos da pessoa idosa coordenados pela sociedade civil, privilegiando, desta forma, a afirmação enquanto espaço de representação e organização garantindo o caráter autônomo da sociedade civil.

O objetivo do encontro é fortalecer as lutas em prol da garantia de direitos e dignidade do idoso, na perspectiva da construção de espaços públicos de controle social alertando para as diversas formas de violência contra a pessoa idosa, inclusive a violência estatal e institucional.

O IV ENCONTRO NACIONAL terá 3 momentos distintos:

1 - Ato Público
Em comemoração ao DIA NACIONAL DE LUTAS DOS FÓRUNS DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA no dia 19 de novembro, às 14 horas na Praça Raul Cortez, em Duque de Caxias-RJ

2 - Seminário e Oficinas
Onde será desenvolvido o tema central do Encontro. A participação neste momento é aberta a todos os inscritos pela internet. É uma possibilidade para que outros setores acompanhem o movimento dos fóruns e se constituam como parceiros no estímulo à criação de novos fóruns.

3 Plenária do Fórum Nacional
A participação neste momento é exclusiva para os representantes e observadores eleitos pelos Fóruns Estaduais credenciados ao Fórum Nacional onde são discutidos os temas relacionados à construção e ao rumo do Fórum Nacional.

A programação e as inscrições estarão disponíveis no site do Fórum Nacional (http://www.forumnacional.net.br) no período de 3 de setembro a 31 de outubro de 2011.

Estão definidas as seguintes modalidades de inscrição por estado da federação e distrito federal: 6 representantes e 4 observadores eleitos pelos fóruns estaduais credenciados e até 50 participantes inscritos individualmente pela internet.

As formas de custeio das inscrições, passagens, hospedagem, alimentação e traslado dos representantes e observadores eleitos são responsabilidade de cada Fórum Estadual. Os inscritos individualmente se responsabilizam por suas despesas.

Quando?

De 19/11/2012 até 21/11/2012

Onde?

Distrito de Xerém-Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro

Por quem?

Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa/UFMS